3 de abril de 2017

tedxoporto # 3

Outros oradores do nosso TEDxOporto foram o Max Lawson, Diretor de Política de Desigualdade da Oxfam International, que falou das desigualdades e da pobreza, Filipe Mesquita, Diretor Criativo da This is Pacifica, Susana Cadilha, Investigadora na Universidade Nova de Lisboa, Verónica Carvalho, Professora na Universidade do Porto e Investigadora do Instituto de Telecomunicações, Luís Sarmento, Investigador em Inteligência Artificial e Aurélie Salvaire, Ativista Social que, muito estrategicamente, surgiu com os seus saltos altos e o seu vestido curto e se apresentou como uma fake feminist. Contou-nos um pouco da sua história de vida e referiu que todos vivemos num Matrix. Acrescentou ainda que apenas dois por cento das ruas parisienses têm nome de mulheres e isso fez-me pensar (em Aveiro existem apenas três ruas com o nome de mulheres).
O último orador do TEDxOporto foi um dos meus preferidos. Chama-se José Soeiro, é Sociólogo e Ativista, e começou por contar uma história, aparentemente banal, de um vestido vermelho. Uma senhora viu um lindíssimo vestido vermelho numa loja. Como era demasiado dispendioso, poupou dinheiro durante vários meses e, finalmente, conseguiu comprá-lo.  Um dia, vestiu-o e saiu de casa. Todavia, arrependeu-se imediatamente e, mal bateu a porta, voltou para trás. Entrou novamente em casa e despiu o vestido. Despiu o vestido por causa dos chamados "polícias da cabeça". Então, falou-se na coerção e no consentimento e na probabilidade altíssima de todos nós termos o nosso vestido vermelho. Falou-se na obesidade digital, que é esta obsessão de estarmos sempre conectados e termos, assim, menos tempo para viver. O tempo é importante, pois somos seres finitos. Falou-se de Rosa Parks, que eu simplesmente admiro, e na irrelevância do seu ato, naquele dia, naquele autocarro, caso não fosse suportado por movimentos de organizações. Mais uma vez, isso prova que juntos fazemos a diferença.
Claro que o TEDxOporto também nos brindou com espetáculos de música e dança e momentos divertidos.
Tivemos o humor do Nilton, a simpatia e o profissionalismo do Norberto Amaral, e algumas consequências pelo meio. Para quem tinha escrito que seria capaz de usar um bigode falso durante um dia inteiro, teve de fazê-lo em frente àquela malta toda, ou telefonar a alguém de forma aleatória e dizer que a sua vida não fazia sentido sem essa pessoa (a rapariga safou-se, pois a pessoa não atendeu a chamada), ou o Álvaro, que teve de bater uma palma sempre que ouvisse a palavra "não"... isto, durante horas...
No final, o Norberto tinha uma surpresa para nós. E a surpresa era a despedida do "o". Precisamente.
O "o" vai deixar de existir e o TEDxOporto vai passar a chamar-se TEDPorto, o que é simplesmente fenomenal, já que estamos em Portugal e o evento é organizado cá e, cá, Porto chama-se Porto e não Oporto. Faz todo sentido, não acham?
Também ficámos, desde já, a saber que o próximo TEDx, desta vez Porto, vai ser, novamente, no Porto, na Casa da Música, no dia 14 de abril de 2018. O tema vai ser É Natural?

 Estou a morrer de curiosidade, pois este tema tem pano para mangas.
Esta foi a minha consequência, mas tive vergonha de a realizar.
Espero que daqui não resulte nenhuma consequência mais séria...
Até para o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário