12 de junho de 2015

sapatinho fit... ou talvez não # 35

Meninos, nunca-mas-nunca pensei vir a abordar este tema no nosso bloguinho, mas, desta vez, venho falar-vos de... dieta!
Exatamente!
DIETA!
Como sabem, há vários tipos de dieta alimentar: para manter a forma, para engordar, para emagrecer ou, simplesmente, para comer de forma mais saudável.
É errado pensarmos que quem está a fazer dieta é para emagrecer.
Isso pode acontecer, de facto,  99,9% das vezes, mas não podemos assumir que uma dieta seja APENAS para perder peso.
Claro que, no Verão, queremos mesmo-mesmo-muito ter um corpo de sonho, pois anda tudo mais ao léu... por assim dizer...
Isto há calções, há mini-saias, há calções de banho, há biquínis e um ror de trapos que mostram EXATAMENTE TUDO o que a mãe natureza nos deu: o bom e o mau.
Antes de mais, quando queremos fazer dieta, temos de analisar várias questões: problemas de saúde, idade, sexo, peso/ altura, etc. e adaptá-la à nossa realidade.
No meu caso, não quero emagrecer.
Quero manter o peso, mas ter uma alimentação equilibrada e saudável (afinal, os 40 estão à porta e o metabolismo vai abrandando...) e conseguir um corpo tonificado q.b.
Para isso, tenho a perfeita noção que PRECISO de fazer exercício físico (logo eu que tenho preguicite aguda para esse tipo de coisas...) e apostar numa alimentação adequada à minha idade. Ou seja, como já não estou em idade de crescimento, agora só posso mesmo crescer para os lados... o que não é conveniente... de todo...
De qualquer das formas, se analisar a minha dieta alimentar, no momento presente, reconheço que não é das mais saudáveis e o facto de ter tendência para emagrecer, faz com que me desleixe um bom pedaço...
Sapinhos, confesso, de coração nas mãos, que sou a verdadeira amante das batatas fritas, dos enchidos, dos presuntos, dos hambúrgueres, das coca-colas, dos queijos amanteigados, dos gelados, dos chocolates, dos pastéis de nata, do leite condensado e, para ser sincera, de tudo o que se coma!
O problema é que não me privo de nada!
Rigorosamente NADA.
Ok. Agora que desabafei convosco toda a verdade, até me sinto mais aliviadinha e assim...
Então, pequeninos, hoje, vamos começar por aquilo que devemos EVITAR ao máximo: refrigerantes, qualquer tipo de doce com açúcar refinado (preferir chocolate negro e comer um quadrado por dia, por exemplo), refogados, natas, caldos Knorr, gorduras (por exemplo, preferir carnes magras e evitar os fritos) ou evitar hidratos de carbono depois das 16:00... enfim, só regras!, não é?
Estavam à espera de quê?!!!
De vouchers de desconto para cachorros quentes e chanfanas?????
Era o que mais faltava!!
Basicamente, estas dicas acabam por fazer parte do senso comum, mas, sabe-se lá porquê, é dificílimo pô-las em prática...
Mas calma, que não são só espinhos, não senhor!
Ainda há esperança para os mais comilões!!
Tenho vários amigos que se preocupam com a alimentação e que fazem dietas rigorosas, no entanto, adotam O DIA DA ASNEIRA: um único dia da semana em que podem alambazar-se à vontade e quebrar as regras!
Esta ideia é ótima, embora eu tenha a certezinha absoluta que vá pecar mais do que um dia por semana.
Quem tiver ideias ou sugestões e quiser partilhar com os outros sapos, força, rapaziada, cheguem-se à frente e mostrem-nos o que sabem, que nós agradecemos!!
Entretanto, eu já comecei a cortar nos refrigerantes, nas natas, nos caldos Knorr (tenho-me refugiado nas ervas aromáticas), nos refogados e nos fritos.
Orgulhosos do vosso sapatinho?
Vou dando notícias!!

Sem comentários:

Enviar um comentário