8 de janeiro de 2014

12 anos escravo

Ora, nem de propósito, vem mesmo a calhar, era exatamente este filme que eu falava no outro dia; estão a ver como o mundo é pequeno? O título original é 12 Years a Slave; o realizador é Steve McQueen e os atores são Chiwetel Ejiofor, Michael K. Williams, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt (tirem lá o cavalinho da chuva, que este já deu o que tinha a dar e surge agora na versão pai-da-Hannah-Montana), Paul Giamatti, Paul Dano e Lupita Nyong'o.

O protagonista deste drama-intenso-não-usar-rímel-para-ver-o-filme é Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre, que vive tranquilamente numa Nova Iorque de 1841. Atraído pela ideia de uma vida melhor, entra numa digressão que se transforma num verdadeiro pesadelo quando, um dia, após uma valente carraspana, salvo seja, acorda acorrentado (e não, não se trata de um filme erótico, suas mentes perversas!!). A partir desse momento, torna-se escravo durante 12 anos.

Este filme-que-me-vai-deixar-a-chorar-baba-e-ranho baseia-se nas memórias de Solomon Northup, em pessoa, que foi raptado e vendido como escravo, em meados do século XIX. 12 Anos Escravo recebeu 7 nomeaçõezinhas para os Globos de Ouro e o Sapatinho já se imagina sentadinho na sala de cinema, mais ou menos a meio na latitude e na longitude da coisa, com um pacotão enorme de pipoconas e uma pepsi bem pequenina (é cá uma frustração não venderam coca-cola nos cinemas; eu chamo a isto uma violação, pois obrigam-nos a beber algo contra a nossa vontade; até nem queremos, mas tem de ser, pois a pepsi-má-maquiavélica-da-pior-espécie é o mais parecido com a coca-cola-fixe-não-traidora-primeiro-estranha-se-depois-entranha-se-Fernando-Pessoa)!!!

sapatinho, moda, top, 10, blog, blogue, blogger, aveiro, amnuela, Simões, look, celebridades, slave




Sem comentários:

Enviar um comentário