18 de julho de 2013

Petição contra acordo ortográfico

            Caricato! Devem andar a brincar connosco!! Cerca de 99,9% dos portugueses sempre foram, como todos sabem, terminantemente, contra o novo acordo ortográfico, pois era um embuste, uma farsa à evolução gradual de uma língua viva, sujeita às normais e lentas mutações que as línguas sofrem, de forma salutar, ao longo dos anos; não assim, à doida!! O novo Acordo era, obviamente, algo forçado e duvidoso que obedecia apenas às regras de alguns, os tais 0,1% (os académicos envolvidos na elaboração do próprio Acordo). Deixemo-nos cá de tretas!
            Essa ortografia à chapada (peço desculpa pela sinceridade) contraria em tudo a própria história e a própria identidade portuguesas, mas claro: ninguém nos perguntou nada!! Entretanto, os manuais escolares dos miúdos foram nascendo, forçosamente, às três pancadas, já com este (de)efeito-formato-patético e nós, os pais, fomo-nos moldando ao dito acordo para que não ficássemos desajustados; e nós, os professores, fomos aprendendo a violar a língua portuguesa melhor do que ninguém e fomos ensinar os jovens a violá-la também. Todos a violar, mas todos de mãos atadas e cabeça no chão, conscientes, e com uma forte noção do ridículo.
            Depois, claro!, tivemos a distinta lata de escrever ótimo em vez de óptimo, receção, em vez de recepção, atriz em vez de actriz!!!! e outras atrocidades que fomos chicoteando na nossa própria língua, sem querermos: autênticos carrascos do sistema na linha de fogo!!
            Ora bem, depois de muito sacrifício, de MUITA VERGONHA, de muitos pequenotes a aprenderem a ler e a escrever de forma desmiolada, oca e desrespeitosa, sem sentido, surge agora a petição “Pela desvinculação de Portugal ao ‘Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa’ de 1990”, com mais de 6000 assinaturas. Vai ser discutida em plenário, na Assembleia da República, tendo sido aprovado um relatório a 16 de Julho nesse sentido.
            UUUUUps!! A esta altura do campeonato?? MEDO!!!!

            Este efeito iô-iô sádico e irreal é confuso e testa-nos até ao limite! Meus senhores, em que é que ficamos? Assim não há pachorra!!! 
blog de moda em aveiro, moda, sapatinho, tendências, estilo, famosos, celebridades, trend, trending, must have, fashion, style, creators, designers, celebrities, famous people, criadores portugueses, esmalte, verniz, nail polish, cabelo, hair style, shoes, sapatos, beleza, cuidados de beleza, beauty, beauty care, street style, fashion street, travel, JUDO, protetor solar, jewelry, bijuteria, bijutaria, base, fond de teint, Aveiro, Portugal, Portuguese blog, fashion blog, high heels, sapatos de salto alto, judo, hidratação, http://modanosapatinho.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário