17 de junho de 2013

Pessoal, fomos ao espaço e voltámos!!

Infelizmente, ontem foi a última-SNIFF-sessão!! da atividade PAI, VOU AO ESPAÇO E JÁ VOLTO (evento realizado, coordenado e dirigido pela Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro, com o orador José Matos: competente e com um sentido de humor aguçado)! Sou sincera que eu própria vou MORRER DE SAUDADES destas sessões que me relembram o que já aprendi há 500 milhões de anos atrás, mas agora numa versão ALTAMENTE DIVERTIDA!! Estas sessões, na realidade, alargam os horizontes dos nossos filhotes e criam uma relação de tu-cá-tu-lá com a ciência em geral e a astronomia em particular.
Por exemplo, da próxima vez que for à praia da Barra tenho a certeza que vou olhar para o Oceano Atlântico com outros olhos: o gajo é velho que se farta mas tem uma aparência fresca e jovial (tem 130 milhões de anos!! Quem diria!!! Dava-lhe uns valentes milhões de anos a menos, e vocês?).
Também aprendemos imenso sobre cometas e asteroides. Agora tenho a clara noção que um asteroide é parecidíssimo com uma batata e pode ter 5km de uma ponta à outra. Aquele que caiu na Rússia tinha 15 metros de comprimento e pesava 10 mil toneladas!!! Imaginem o que nos pode cair em cima do pelo a qualquer momento!!!! MEEEEDO!!!
Os pequenotes curiosos foram confrontados com a razão do desaparecimento dos dinossauros, há 65 milhões de anos, quando um asteroide com 10km de comprimento caiu no mar, na zona do México, fazendo um buracão com 180km (a minha professora de geografia do liceu deve ter sido a única sobrevivente!!). Não sei porquê, mas no meio de tanta conversa e esclarecimentos, senti-me verdadeiramente pequenina, a viver num grãozinho volátil e inseguro, como naqueles desenhos animados HORTON E O MUNDO DOS QUEM!!! BREATH IN, BREATH OUT!!!
A criançada aprendeu ainda que uma ave é praticamente um dinossauro disfarçado, daqueles com penas (a teoria da evolução é espantosa!!!) e, no final, tiveram direito a provar… COMIDA ESPACIAL!! Claro que subornei o meu filhote e ele deixou-me dar uma dentada na modelo ICE-CREAM!! Aparência: pedaço de giz cor-de-rosa triangular. Sensação: à primeira trincadela, parecia realmente que estávamos a trincar um pedaço de giz. Paladar: assemelhava-se a algodão doce prensado!! HHHmmmm… Podia viver no espaço que não passava fome!!! Eh! Eh! Eh!
http://modanosapatinho.blogspot.pt/

http://modanosapatinho.blogspot.pt/

http://modanosapatinho.blogspot.pt/


http://modanosapatinho.blogspot.pt/
Este ciclo espacial chegou ao fim, MAS estejam atentos ao site da Ciência Viva, pois vai haver mais e mais astronomia por aí no verão, aos pontapés, com novas aventuras e novas aprendizagens!!

2 comentários:

  1. Excelente comentário!
    Elucidativo, divertido e ternurento na forma de tratar a ciência "viva e não..."
    Parabéns Manuela Simões!
    <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! De facto, as sessões são agradáveis e divertidas e o orador consegue despertar nas crianças uma paixão incrível pela ciência!!!

      Beijinhos, Conceição!

      Eliminar