1 de agosto de 2015

sapatinho fit... ou talvez não # 48

Hoje vamos falar, aqui, no Sapatinho, de… arroz integral!
Ah, o arroz integral!!
Esse pobrezito, completamente marginalizado, posto de lado como se não valesse nada, tratado abaixo de cão, reprimido e açoitado em praça pública!
Primeiro, demora uma eternidade a ser confecionado e não temos tempo a perder no nosso dia-a-dia atribulado!; depois, o sabor é diferente, mais forte, pois é o sabor do arroz verdadeiro, sem ser submetido a qualquer tratamento para ficar branquinho!!!
E mais!, é duro que nem cornos!
Um drama, portanto!
Embora seja EXTREMAMENTE saudável, o arroz branco passa-lhe a perna em 3 tempos!
São hábitos, meus senhores, são hábitos!
Para os sapinhos que não sabem, estima-se que, no processo de polimento do arroz para que fique branquinho, há uma perda de cerca de 75% em nutrientes.
75% é dose!!!
Mas calma, anfibiozinhos-impacientes, calma!!
Há sempre solução para cozinhar o arroz integral!! Como o outro diz, só não há solução para a morte!!
A dica mais básica para cozinhar este arroz é, sem sombra de dúvida, deixá-lo de molho, em água morna, com umas gotinhas de sumo de limão, entre 6 a 8 horas!!!
Isso mesmo!!
Porquê deixá-lo de molho?
Porque permite que as enzimas e os lactobacilos neutralizem o ácido fítico, aumentando os benefícios nutricionais e as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.
Ao contrário do branco, o arroz integral NÃO DEVE, sob pretexto nenhum, ser refogado, ou aí teremos, isso sim, de esperar uma eternidade para que fique pronto!
Como é que se cozinha, afinal de contas, o arroz integral? perguntam vocês
É peanuts!
Refoga-se a cebola, o alho e os vegetais, se for o caso; acrescentamos a água (na mesma medida de 1 por 2) com temperos (ervas e sal) e, só depois, o arroz; deixa-se cozinhar por cerca de 20 minutos (se necessário adiciona-se mais água) et voilá!
Convencidos????
Agora é só passar à acção! Pela vossa saúde!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário