4 de agosto de 2015

caldeirada de enguias

Sapitos, no outro dia, os meus pais-que-são-uns-queridos deram-me enguias… por cozinhar.
Cruas, portanto.
Acredito que aqui, em Aveiro, 80% das pessoas adorem enguias.
Eu sou uma delas.
Mas daí até cozinhá-las, ainda vai um bom bocado.
Ai, se vai!
Pequenos anfíbiozinhos-esfomeados, para que houvesse caldeirada lá em casa, tive de pegar no raio das enguias, tive de cortá-las e tive de metê-las na panela.
Um drama, como devem calcular!
Pegar nelas foi o caraças.
Aquilo tem uma ranhoca tal que os bicharocos escorregavam por todos os lados!
Como sou uma mulher do Norte, consegui executar a operação com alguma facilidade (pouca, mas consegui).
Para quem é apreciador de caldeirada de enguias, deixo aqui a receita do meu pai, que é um expert no assunto! Não quero que vos falte nada!

Ingredientes (acho que não me esqueço de nada):
cebola
alho
louro
salsa
açafrão das Índias
azeite
vinagre
batatas
enguias
toucinho
malaguetas a gosto
sal


Preparação:
Cortar a cebola em rodelas até fazer uma cama jeitosa, acrescentar o alho cortadinho e o louro. Adicionar as batatas cortadas em rodelas (truque: cortar mais 1 batata às tiras fininhas, tipo palha-palha, para se desfazer e tornar o molho mais espesso). Enfiar as enguias na panela. Adicionar o toucinho, o azeite, o sal, as malaguetas, a salsa (de preferência ao natural) e 2 colheres de sobremesa de açafrão das índias. Acrescentar água até 2 dedos abaixo das enguias. Deixar a lume médio durante 20 minutos. Acrescentar vinagre a gosto e deixar mais 5 minutos.
E está pronto!!!

Servir com vinho branco verde!

Resultado: uma barrigada DAQUELAS!!!!  


O pessoal lá em casa ADOROU! A criança-que-eu-amo levou um avanço do caraças, mas ainda conseguimos alimentar-nos minimamente (quando chegar à adolescência, nem quero ver; mais vale sustentar um burro a pão-de-ló!).

Sem comentários:

Enviar um comentário