1 de junho de 2015

onde estão as crianças?

Girinos-pequenitos-da-mamã, hoje é o DIA DA CRIANÇA!!!
Weeeeeeee!!!
Não sei porquê, mas fico contente! Acho que ainda há uma criança dentro de mim (não, não estou grávida, caramba; vocês só pensam nessas coisas!!!!)!!!
É giro, hoje em dia, haver tantas e tão boas atividades para as crianças, quer a nível escolar, quer a nível particular!
Workshops  de culinária, de Judo ou de sabonetes.
Insufláveis.
Rostos pintados com homens aranhas e borboletinhas coloridas.
Só coisas boas, portanto!
No meu tempo não havia nada disto, não senhor, mas posso dizer-vos, amiguinhos, que a minha infância foi para lá de espetacular!!, bem passada, bem vivida, com imensos amigos para brincar às escondidas ou à apanhada, teatros improvisados, tropelias, joelhos esfolados e muuuuuito ar livre!
Basicamente, não havia cá grandes mariquices, nem tampouco os perigos que há hoje.
Podíamos brincar na rua o dia todo, sem grandes preocupações.
Os nossos pais sabiam onde estávamos, pois todos no bairro se conheciam uns aos outros. Íamos, muitas vezes, a pé para a escola primária, que não ficava perto, e fazíamos, sozinhos, pequenos recados na mercearia mais próxima.
Brincávamos às mamãs e aos papás e não pensávamos em usar verniz ou batom, e muito menos em pintar o cabelo ou fazer madeixas.
Quando não havia brinquedos, havia imaginação e tudo podia acontecer!!
Hoje, os putos crescem rápido demais. Já pensam que mandam e respondem aos pais de igual para igual!
As miúdas enfrascam-se em maquilhagem, exigem roupa XPTO, malas para usar ao ombro e namoram... aos 10!!
Os rapazes enterram-se o dia todo em casa a jogar playstation, porque os pais, muitas vezes, não têm tempo nem paciência para cuidar deles!
Então, dão-lhes TUDO, pois é uma forma de compensar o tempo que não passam com eles!
Vivemos num mundo de superficialidades, em que a beleza e as vaidosices são valorizadas desde que os miúdos nascem; em que os facebooks  e essas tretas das redes sociais, impróprias para crianças, são cool  e perigosas e os pais não sabem dizer NÃO, pois dá muito trabalho!
Gostava que o mundo fosse diferente.
Gostava que as meninas continuassem meninas ingénuas com jogos ingénuos e adequados à idade delas e gostava que os meninos jogassem futebol nas ruas, jogassem ao pião, andassem de bicicleta, arranhassem os joelhos e voltassem a brincar...
Onde estão as crianças, papás?

Sem comentários:

Enviar um comentário