6 de maio de 2015

sabes falar português?

Sapinhos, sem querer parecer uma croma ou algo que o valha, faço minhas as palavras do nosso Vasco Palmeirim (que, de resto, dispensa apresentações)!
A Língua Portuguesa é cada vez mais maltratada e mal-amada.
Fico triste.
Fico também revoltada.
Já não é a primeira vez que falamos sobre a Língua Portuguesa no nosso bloguinho.
Por vezes, posso parecer um tanto ou quanto melodramática, mas fico parva, literalmente PARVA, com a capacidade que o ser humano tem para inventar palavras na Língua Portuguesa. Já não bastava terem-nos impingido esta m€rd@ de acordo ortográfico que, por motivos pessoais e profissionais, tenho vindo a usar já há uns anos, como agora TUDO serve de desculpa para escrever e falar mal: Ah, agora com o Novo Acordo não sei como se escreve... ou Se o Saramago não usa pontuação (o que é errado!!!!), eu também não tenho de usar!
Isto, meus senhores, isto é um terço completo de desculpas para golpear o nosso Português lindo!
Em relação a José Saramago, teria aqui um testamento para defender a escrita genial de um homem que conseguiu criar no significante de um texto um ritmo distinto, bem como uma fantástica ardileza de pensamento e de antecipação do discurso!
 Quem fala de Saramago desta forma é porque não leu Saramago e se, por acaso, o leu não teve o alcance de o saber interpretar ou de avaliar uma escrita fora do seu tempo!
Por paixão à nossa língua, por ser a minha formação de base e por uma questão de deixar tudo em pratos limpos, deixo-vos com esta músico da Rádio Comercial que parodia e muito bem o corta-mato lexical à volta da Língua Portuguesa!
Dá-lhe, Vasco!!

Sem comentários:

Enviar um comentário