9 de abril de 2015

why judo?

Lindinhos-da-mamã, já há muito tempo que não falávamos aqui de Judo; o que está mal!
Este é um assunto sério e tem de ser falado, para ser conhecido e, sobretudo, praticado!
O Judo nasceu no século XIX, mas tem vindo a ganhar terreno no século XXI, de uma forma estupenda e inequívoca. Esta modalidade olímpica tem sido analisada à luz da psicologia clínica e os benefícios saltam aos olhos de qualquer um (quem quiser ler mais sobre Judo, clique AQUI).
Antes de mais, o Judo não tem idade. O Judo é para o bebé e é para o idoso; é uma filosofia de vida e o equilíbrio da mente e do corpo.
O Judo não são socos nem pontapés!!!
Quando falamos de Judo para os mais novos, falamos de um triângulo harmonioso que combina a esfera psicomotora, psicológica e social.
A criança desenvolve a coordenação motora, garante o fortalecimento dos músculos, o aumento dos reflexos, o equilíbrio, bem como a noção do próprio corpo.
Tudo isto irá potenciar a autoestima, o autoconceito, a estabilidade mental, o autocontrolo e o desenvolvimento cognitivo.
Do ponto de vista social, trabalha-se a disciplina, a cortesia, o respeito, a assertividade e o trabalho de equipa, pois o Judoca depende do outro para poder SER Judoca.
Cada vez mais, esta modalidade desportiva de autodefesa é indicada pelos médicos para crianças que apresentam dificuldades no controlo de impulsos, que sofrem de agitação motora ou hiperatividade, que têm problemas no cumprimento de regras (suponho que, nos tempos que correm, TODOS os pirralhos têm a mania que mandam!! eu sei disso melhor do que ninguém!!), ou mesmo na aceitação da conquista e da derrota. É premente saber perder, levantar-se e querer ganhar à custa do próprio suor, de esforço e dedicação, e o Judo ensina isso melhor do que ninguém!
O Judo transborda para lá do tatami e combate também a timidez, a baixa autoestima, a falta de concentração e a agressividade, conduzindo ao aumento do rendimento escolar e à formação do caráter.
A prática de Judo é essencial para o bem-estar psicológico da criança, ao longo de toda a sua vida.
Já para o idoso, o Judo pode ser uma forma de relaxamento que fortalece os músculos, os ossos e a mente. É ainda importantíssimo para o equilíbrio físico do idoso, visto que o Judo ajuda a saber cair, evitando lesões mais graves; ajuda a manter uma mente forte num corpo saudável.
Tenho dito!
Este é o símbolo do projeto 4JUDO (site e facebook), em Aveiro, sob a alçada do treinador Nuno Vieira, mas o Judo não tem de ser em Aveiro, nem tem de ser em Portugal. O Judo não tem de ser neste ou naquele clube; não tem de ser preto, branco ou amarelo. O Judo, caramba, o Judo tem de SER no coração daqueles que o praticam e da família daqueles que escolheram ser Judocas.
Sejam felizes, fortes e saudáveis! Façam Judo, pela vossa saúde!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário