Meus
pequenos anfíbios-coaxantes, de certeza que já conheceram muitos e muitos cabrões pela
vida fora e, muito provavelmente, uma vez ou outra, até já foram também um
cabrãozito para alguém. Acertei??
De
qualquer das formas, um amigo (obrigada, Jaime!!) mostrou-me este ensaio interessantíssimo do grande Pedro Chagas
Freitas (que eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente e de quem sou fã
incondicional) e fiquei pasmada com o tom Manifesto-anti-Dantas-PIM!!!-apanágio-ao-cabrão-recomendo-vivamente!!
Deixo-vos a sós com o ensaio. Uma boa leitura e não deixem de visitar a página do incrível escritor Pedro Chagas Freitas!!!
Ensaio sobre o
cabrão
Há cabrões por todo o lado. Na
política, no cinema, na literatura, na construção civil, nos panificadores, nos
camionistas, nos jornalistas, nos palhaços, nos canalizadores, nos mineiros,
nos operários, nos sovinas e nos ardinas. Há cabrões por todo o lado. Se
Portugal quiser sair da crise, tem de apostar fortemente na exportação do
cabrão: levar o nosso cabrão além-fronteiras. Temos, não tenho dúvidas, os
melhores (e maiores) cabrões do mundo. É uma pena que não se rentabilize
devidamente essa mais-valia. Teríamos, no cabrão, uma fonte inesgotável de
receita. Mas somos demasiado cabrões para vender aquilo que de melhor temos.
O cabrão é a hiena das selvas
de pedra. Aquela criatura que nada faz para comer – a não ser esperar que os
outros façam alguma coisa para comerem. E para ele – a hiena - poder comer.
Feio, feroz e fétido, o cabrão sabe que para sobreviver tem de sobre-viver: de
viver por cima da vivência dos outros: por cima do mérito dos outros. É esse,
para si, o seu grande mérito.
O cabrão é o predador dos
predadores: o execrável ser que come o que os outros tiveram de trabalhar dias,
meses ou anos para estarem em condições de comer. O cabrão é, por isso, uma
espécie de upgrade do chulo. O que faz com que seja, claro está, menos chulo do
que o chulo. E ainda mais cabrão.
Todo o cabrão sofre da síndrome
do pénis de alma – que faz com que a sua consciência, por uma qualquer
disfunção genética, esteja localizada abaixo, e não acima, da cintura. Para o
cabrão, a alma encontra-se, passe o paradoxo, no corpo. Melhor: em 10 ou 15 (na
melhor das hipóteses: não se pode ter tudo) centímetros do seu corpo. O cabrão
tem, então – para além de pequena -, uma alma do pénis.
Um cabrão esfomeado é capaz de
tudo para comer. Um cabrão saciado é capaz de tudo para comer. Um cabrão é, em
suma, capaz de tudo para comer. E, mais do que isso, come de tudo para comer. O
mais importante, para o cabrão, é comer. Come o que for preciso, come o que não
for preciso. Come para comer, come por comer. Para o cabrão, a vida é como uma guerra:
ou comes ou és comido. É, aliás, essa a forma que encontra para discernir o que
é comestível ou não: se comeu isto, é porque isto é comestível; se comeu
aquilo, é porque aquilo é comestível. O cabrão é, então, especialista naquilo
que ele mesmo denomina de pós-decisão: primeiro faz, depois decide se deve ou
não fazer o que acabou de fazer. E chega à conclusão de que, se fez, é porque o
deveria ter feito. E toma, feliz, a decisão de fazer o que já está feito. É por
isso que o cabrão, ao contrário dos restantes mortais (e imortais), nunca está
feito.
Aos olhos do cabrão, uma mulher
é uma cabra. Mesmo que o cabrão seja uma mulher e a mulher seja um homem. Aos
olhos do cabrão, o outro lado da cerca é o da cabra. O cabrão, mesmo que seja
mulher, é sempre o cabrão – e nunca a cabra. É ele o macho, o dominador, o alfa
da relação: de todas as relações. O cabrão é sempre, por dentro do seu
entendimento, o líder: o gajo (mesmo que seja gaja) que decide o que vai
acontecer, que dá as cartas, que atira os dados e os vicia de acordo com os
seus desejos. O cabrão, mesmo que seja o empregado, é o patrão. O cabrão é o
vaidoso. Mesmo que perca, o cabrão sai, de si para si, vencedor. Há sempre um
ângulo a explorar: um ângulo em que ele, apesar de derrotado em toda a linha,
sente que venceu como lhe convinha. O cabrão ganha sempre. Seja um jogo, uma
queca, uma aposta. O cabrão ganha sempre. O cabrão ganha mais quando perde do
que quando ganha. Porque, quando perde, o cabrão ganha o álibi perfeito para
ser verdadeiramente o verdadeiro cabrão que é. E rouba, e faz batota, e
envenena o adversário, e sabota o carro de quem ousou desafiá-lo. O cabrão só
se sente vencedor quando é cabrão: quando tem de ser cabrão. A derrota é a
felicidade por vir do cabrão. O cabrão ganha sempre. O cabrão – seja qual o
resultado – ganha sempre. Ai o cabrão!
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