Papás
responsáveis-babados-exigentes, leiam com cuidado os 12 erros mais frequentes
dos alunos (segundo O Público) e
depois matem ralhem com os miúdos à vontade quando eles fizerem e-x-a-t-a-m-e-n-t-e o
contrário do que lhes disseram:
1. Não estudar com
antecedência (sobra tudo para a véspera, pois claro!!; e atenção!!!!!: desligar
a televisão, a internet e os telemóveis enquanto se estuda!!! Convém!!)
2. Stress a mais (talvez se houvesse mais estudo, não houvesse tanto stress… digo eu!!!!)
2. Stress a mais (talvez se houvesse mais estudo, não houvesse tanto stress… digo eu!!!!)
3. Ter excesso de confiança
(pirralhos!!!)
4. Ler apenas os resumos,
em vez das obras integrais que são obrigatórias (o resumo das obras não chega,
totós!!!)
5. Fazer direta (os alunos devem praticar desporto vigoroso no
final do dia anterior ao exame, devem dormir 8 horas e alimentarem-se em
condições; eu cá comia sempre um chocolatito antes de fazer um exame.
Sugestões…)
6. Não ler as perguntas (não dedicar o tempo necessário à
leitura das perguntas leva a erros de interpretação; a isto chama-se a lógica
da batata!!!)
7. Não planear as respostas
(a resposta imediata pode
sair completamente "ao lado". Os alunos devem avaliar o que é essencial,
em questões de desenvolvimento.)
8. Debitar o que se decorou
("decorar a
matéria", "despejá-la", “dar palha”, vocês sabem, papás, nada
que nunca tenhamos feito…).
9. Não ser assertivo (a
objetividade é essencial)
10. Não gerir o tempo (os miúdos perdem muito tempo com
questões de nível mais elementar (do tipo refere, enumera...), que são menos pontuadas,
e acabam por não ter tempo suficiente para responder a questões mais complexas,
com maior pontuação, e que implicam uma maior reflexão (como por exemplo, a
composição. Um conselho: se acham que não sabem uma questão, passem para a
próxima.)
11. Não rever as respostas (é fundamental voltar a ler as
respostas para poder detetar erros e falhas. Há sempre qualquer coisita que
podia ficar... menos mal!!)
12. Não usar as tabelas (textos, tabelas, gráficos e exemplos
não servem para enfeitar o exame; são documentos de apoio que ajudam a
valorizar uma resposta.)
E
aqui estão os ingredientes secretos para que os nossos Bernardos sejam alunos 5
estrelas (isto, se não passarem o tempo todo no paleio com os Joões Marcos, Tomés, Andrés
e patatis-pipipis…)!!!
Muito m-e-d-o!!!!!
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