4 de novembro de 2013

Olha o ovo mole!!!

Malta, venho aqui, publicamente, cheia de boas intenções, enquanto aveirense assumidíssima, defender a reputação dos meus benditos ovos moles, muitas vezes confundidos com autênticas bombas calóricas capazes de deitar abaixo a dieta de uma verdadeira lontra!  
     Receita conventual transmitida secretamente ao longo das gerações, os meus ovos moles fofinhos-fofinhos são confecionados unicamente com açúcar, gema de ovos e água. Antigamente, esta receita de fazer crescer a água na boca a qualquer criatura que se mexa servia para fortalecer os doentes nas enfermarias conventuais (tipos sortudos!).
     Em termos de valor energético, um ovo mole equivale a 1 iogurte ou a 4 bolachas torradas. Só para terem uma noção assim por alto, enquanto o pastel de nata tem 193 Kcal e o croissant 541 Kcal, os nossos pequerruchos têm apenas e unicamente 67Kcal. Incrível, não??? 
    Se engordamos com os ovos moles? Que pergunta!! Pessoal, desiludam-se, só não engordamos se engolirmos ar, o resto é paisagem!
     Por isso, já sabem, quando sentirem uma fraqueza daquelas estou-que-nem-posso, pimba nos ovos moles, por um bom motivo, claro!!! A saúde em primeiro lugar!
http://modanosapatinho.blogspot.pt/

http://modanosapatinho.blogspot.pt/

6 comentários:

  1. Ainda bem! Fui passar uns dias a Aveiro e comprei 1kg para trazer para Franca, para nós cá em casa e para os amigos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela!! Minha grande gulosa! Nunca me enganaste!! :) Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. O teu tio é doidinho por eles...e eu também claro...e quanto a engordar...olha, perdoa o mal que faz pelo bem que sabe querida!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! Então somos mesmo uma família de gulosos!! Quem sai aos seus... Beijocas grandes!!

      Eliminar
  3. "só não engordamos se engolirmos ar"
    -Isso é falso porque a água também não engorda! E se formos a ver as hortaliças (couves, alfaces, e semelhantes) é outro bom exemplo de alimentos que não engordam dado que o sistema digestivo humano não consegue digerir a celulose que os constituem. A celulose que por sinal é um açúcar, que faz engordar vacas e outros ruminantes... ;)

    Desenganem-se os negligentes e os ignorantes, pois os ovos são autênticas "Bombas Calóricas" e os Ovos Moles são pior ainda porque têm açúcar á mistura. Estes deitam abaixo (enfiam debaixo de terra) qualquer doente de patologia metabólica (hipertenso, diabético, doente hepático, obeso, etc.)
    Comam se quiserem por vossa conta e risco, se tiverem um estilo de vida fisicamente muito activo diariamente que justifique a ingestão de tal doce. De outro modo, é totalmente
    Desiludam-se aqueles que acham que é tão saudável comer ovos moles como iogurtes e torradas por uma questão de quantidade de calorias! A qualidade das calorias nesta iguaria é da pior espécie. E tinha de ser mesmo porque, como é que acham que um pinto se aguenta durante tanto tempo dentro do ovo, a crescer, sem ser alimentado a cordão umbilical e sem sair cá para fora para comer??

    Os Ovos Moles eram bons para comer na altura em que não havia mais nada para ingerir e passava-se fome. Aí, o corpo podia aproveitar qualquer origem calórica sem que isso pusesse a sua Saúde em risco. Agora, já não é assim: quem não tem dinheiro para pão, não tem dinheiro para ovos moles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Piupiuzinha! Obrigada pelo comentário. Claro que devemos ter uma alimentação cuidada e comer ovos moles todos os dias não é, de todo, saudável. Comer um, de vez em quando, quando o rei faz anos, e se formos saudáveis não tem mal nenhum. A água não engorda, mas pode causar cirroses e o ar não. Já por aqui temos muito que dizer! Se um diabético comer ovos moles também não há de ser muito positivo. Quem tem o colesterol alto também tem de ter cuidado... Sempre com bom senso! Obrigada pela informação e beijocas!!!! :)

      Eliminar