3 de junho de 2013

Judo:o caminho da suavidade

     Há uns anos atrás, para mim, qualquer prática que envolvesse um quimono era, definitivamente, uma arte marcial típica do Dragon Ball, praticada com uma espécie de pijama foleiro e com muita violência e gritos pelo meio. Hoje em dia, sei que o Judo difere das restantes artes marciais em todas as vertentes; considerado um DESPORTO, o JUDO é a única MODALIDADE OLÍMPICA praticada em quimono. 
    Criado no Japão, em 1882, pelo Mestre Jigoro Kano, JUDO, ou seja, o CAMINHO DA SUAVIDADE, estendeu-se a todo o mundo. Baseado na HARMONIA física e mental, consiste no aproveitamento dos movimentos do oponente para o vencer, privilegiando a TÉCNICA em detrimento da força. 
     É um desporto saudável que pode ser praticado por crianças (o meu pequerrucho começou aos 4 anos), jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, proporcionando-lhes um melhor EQUILÍBRIO psicológico, independentemente das suas aptidões ou condicionantes físicas. Reconhecido pela UNESCO enquanto desporto de combate, as técnicas utilizadas seguem os movimentos naturais do corpo, levando a um desenvolvimento equilibrado do corpo e a uma BOA POSTURA. 
    O JUDO potencia a CONCENTRAÇÃO (também a nível escolar), treina HABILIDADES MOTORAS, tais como a flexibilidade, a destreza, a coordenação, a velocidade, a força e a resistência; potencia ainda o desenvolvimento psicomotor, social e emocional, a motivação, a DISCIPLINA e o RESPEITO incondicional pelo opositor. 
     O CÓDIGO MORAL do JUDO assenta em princípios básicos de cortesia, coragem, sinceridade, honra, modéstia, respeito, auto-controlo e amizade. Além de saudável, é nobre, hein?

VANTAGENS:
- aprimoramento técnico, físico e espiritual
- melhorias ao nível muscular e cardiovascular, assim como de postura
- melhoria da coordenação motora
- valorização dos valores de auto-controlo, o respeito pelos adversários, humildade e coragem
- desenvolvimento e mellhoria da concentração, incluindo a nível escolar
- promoção da defesa pessoal- prática pouco dispendiosa (não se esqueçam que estamos 
em tempos de crise!!)
http://modanosapatinho.blogspot.pt/
AAUAv: companheirismo!!
http://modanosapatinho.blogspot.pt/
Adrenalina: Nuno Vieira e António da Costa da AAUAv!!
   Quando pensarem em inscrever os filhotes nalguma atividade física, pensem no JUDO, até porque este ano os quimonos estão decididamente na MODA!!

Sem comentários:

Enviar um comentário