25 de junho de 2015

sapatinho fit... ou talvez não # 39

Pequeninos, AINDA continuo preocupada em fazer um refresh-valente à minha alimentação-de-caca (sim, tenho pecado um bocadinhoão...)!
Então, como temos de começar por algum lado, eu comecei pelos líquidos, neste caso, pelo chá!
Nunca fui uma pessoinha que gostasse de beber água. Aliás, nunca tive esse hábito e beber muito sempre foi uma pequena-grande-tortura. Ultimamente, sei lá eu porquê, tenho tido mais sede e tenho bebido uns 2 copitos de água por dia, vá!, o que já não é nada mau, mas quero melhorar, caramba!
Vai daí, que me meti nos copos chás!
Porquê os chás?
Porque são anticancerígenos, diuréticos, adelgaçantes, MAS NÃO SÓ!!!
Convém dizer que não exagero nos chás; bebo cerca de 1 litro por dia (exceto quando me esqueço...) e tento sempre variar, pois o meu objetivo, como já disse, não é propriamente emagrecer, mas ter uma dieta saudável: corpo são em mente sã!
Claro que existem várias espécies de chás e, muito provavelmente, eu não conheço nem metade.
Na realidade, tenho-me encharcado, por assim dizer, em chá verde, pois gosto do aroma suave, sobretudo quando está fresquinho!
Para quem acha que o chá verde tem um sabor amargo-de-fazer-caretas, pode sempre adicionar 1 colherzita de sopa de mel ou, melhor, bater o chá no liquidificador com frutas, tais como morangos, amoras, maçã verde, laranja ou uva (sim, eu também fiquei a modos-que-parva quando li isto e TENHO de experimentar o quanto antes, pois estou com a pulga atrás da orelha!!), ou adicionar ervitas suaves como hortelã ou capim cidreira!!!
Este chá contém potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2, nutrientes que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.
Surpreendidos???
Pudera! Também eu!
Aprendi que também existe a melhor hora para tomar chá verde: tal como o café, não deve ser tomado logo após as refeições, pois a cafeína do chá prejudica a absorção do ferro e da vitamina C. Por isso, temos de esperar cerca de 1 hora para nos enfrascarmos num destes, ok?
Mas se pensam que ficamos por aqui, estão muito enganados, pois o meu-cházinho-verde também acelera o metabolismo, devido à quantidade de antioxidantes que ajudam a queimar aquelas-filhas-da-put@-das-gordurinhas (para quem quer perder peso tem de andar 3 meses seguidinhos a beber 1 litro de chá verde por dia)!
Este chá protege ainda o nosso coração, diminuindo os níveis elevados de colesterol mau, sendo um forte aliado para controlar o colesterol.
Boa, hã?
Dizem que o chá verde protege contra o cancro, pois contém catequina, um antioxidante que impede a proliferação de células de forma desregular e bioflavonoides; estas 2 substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem a tumores.
Para quem não sabe, este chá afasta ainda a depressão, ajuda a combater o envelhecimento, favorecendo a elasticidade da pele e prevenindo as rugas (esta é para mim, que estou à porta dos 40)!!
O chá hidrata, é anti-infecioso, protege os dentes, contribuindo para o endurecimento do esmalte dentário (mas atenção às manhchas nos dentes!!!!).
Bebés, já que eu não sou médica, nem nutricionista, nem nada que se pareça, lembro que todos os sapinhos com problemas de saúde devem consultar sempre um médico antes de incluir o chá verde na sua dieta, pois pode interagir com outros medicamentos (quem tem hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas, por exemplo...).
A minha médica disse-me para não abusar do chá,, pois TUDO em exagero faz mal. Disse-me ainda para experimentar o chá de malvas (estou curiosa)! Tenho de acrescentá-lo à minha shopping list!!
Vemo-nos por aqui!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário