21 de maio de 2015

anita vai à conservatória

Pequenitos, quando eu ainda era um palmo de gente, lembro-me muito bem que todas as meninas tinham, pelo menos, meia-dúzia de livros da Anita lá por casa.
Era obrigatório!
Fazia parte.
Compreendem?
Na realidade, até as imagens nos prendiam. A Anita era linda; os gestos eram deliciosos e a água do mar nos livros da Anita tinham uma magia única, como se saísse do papel e ganhasse vida.
Eu tive um Bernardo, mas se tivesse tido uma Joana ou algo que o valha, tinha de haver umas quantas toneladas de livros da Anita nas estantes do quarto da criança, nem que fosse para tentar transmitir à garota a fantasia e a alegria que eu tinha vivido ao folhear aquelas páginas!!
No outro dia, fui ao Continente e tive de esfregar os olhos várias vezes, pois, pelos vistos, sou a última a saber que a Anita, a doce e insubstituível Anita, mudou... de nome!!!!
Macacos me mordam!!
Como é que uma tipa com décadas de existência pode mudar de nome, assim, do dia para noite, sem eu saber de nada!!????
Isso é legal? - pergunto eu.
Cá para mim, desde que os Estrunfes mudaram de nome para Smurfes, nada foi o mesmo no mundo da imaginação!
F"d@-se!!! Sinto que me estão a tirar um bocadinho-assim da minha infância!!!
Não me digam agora que os Pin y Pon vão passar a ser os Ticos e os Tecos e que a Barbie e o Ken vão ser a Magarefa e o Trauliteiro!
É isso? É?
Ok!
E agora venho a saber por terceiros (pelo meu Público-lindo-da-mamã) que o nome original da Anita é Martine.
MARTINE!!!!!
E??????
O que é que eu tenho a ver com isso?
Pensassem nisso antes, caramba!! Antes de destruírem as minhas memórias!!!
Agora por que alguém teve a feliz ideia de trazer o nome original da personagem à baila, temos de gramar com isto?
Temos?
Sim, eu sei que é fixe todos os países do mundo conhecerem A Martine e não haver um nome diferente em cada país, mas, por Deus, sapinhos, por Deus, já alguma vez andaram na escola com alguma Martine?
Já?
Conhecem alguma vizinha com esse nome?
Não?
Pois claro que não!
Então e Ana?
Anitas e Anas é o que não faltam por aí!
Sabem porquê?
Porque estamos em Portugal!
Deixem lá a aldeia global em paz e parem de mexer na nossa bonecada!!
Faço minhas as palavras do Ricardo Araújo, na Rádio Comercial!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário